É Arquiteta e Urbanista, graduada pela Universidade de Brasília (2005), com especialização em Reabilitação Ambiental Sustentável Arquitetônica e Urbanística (2017) pela mesma instituição. De abril de 2016 a outubro de 2022, atuou na Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (CODHAB-DF), onde foi responsável pela implementação da Lei Federal nº 11.888/08, que trata da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS) nas Áreas de Regularização de Interesse Social (ARIS). Nesse período, coordenou o Programa de ATHIS, desenvolvendo e propondo instrumentos para a efetivação de planos, programas e ações voltadas ao direito à moradia no Distrito Federal. Sandra também representou a CODHAB/DF no Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (CONPLAN) e no Fundo Distrital de Habitação de Interesse Social (FUNDHIS) entre 2020 e 2022. Além disso, foi Coordenadora Técnica da Jornada de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (JATHIS), realizada pelo IAB/DF, com apoio do CAU/DF, entre 2017 e 2019. De 2021 a 2022, coordenou a Comissão Temporária de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (CATHIS) do CAU/DF pela qual viabilizou a implementação do projeto especial “Nenhuma Casa sem Banheiro”, criado pelo CAU/RS, no Distrito Federal. Atualmente, exerce o cargo de Assessora Especial da Presidência no Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), contribuindo para o desenvolvimento de políticas e iniciativas ligadas à arquitetura e urbanismo com enfoque em interesse social.
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo na FAU-UFRJ (1983), cursou mestrado em Urbanismo no PROURB FAU-UFRJ (1999) e doutorado em Urbanismo pelo PROURB FAU-UFRJ (2007). Foi sócio fundador do escritório Archi 5 arquitetos associados, atuando em projetos urbanos e arquitetônicos, dentre os quais destaca-se; HOSPITAL GERAL DE JACAREPAGUÁ, RIO CIDADE DE VILA ISABEL, FAVELA BAIRRO PARQUE ROYAL, FAVELA BAIRRO COMPLEXO DO SAPÊ, CENTRO DE PESQUISAS JARDIM BOTÂNICO, PARQUE DA CIDADE NA GÁVEA RJ, PARQUE VALE DOS CONTOS EM OURO PRETO MG. Foi presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento do Rio de Janeiro nos mandatos de 2013-16 e 2016-19, durante o qual conquistou para cidade do Rio de Janeiro o direito de sediar o Congresso Mundial da União Internacional de Arquitetos UIA2020Rio. É professor associado da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (EAU-UFF) desde 2007, ministrando disciplinas no campo do Projeto, do Planejamento e da História e Teoria da Arquitetura. Ministra desde 2012 a disciplina optativa HABITAR O CENTRO para alunos de graduação e pós-graduação, e também Paisagem das unidades produtivas rurais. Foi recentemente coordenador do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU-UFF). Assumiu a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU-UFF) em janeiro de 2022, encerrando seu mandato em 2023. Tem experiência em pesquisa nas áreas de PROJETO, IDEOLOGIA E HEGEMONIA; EM BUSCA DE UM CONCEITO OPERATIVO PARA A CIDADE NO BRASIL; CIDADE E IDEOLOGIA, HABITAR O CENTRO; REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA NO LESTE METROPOLITANO DO RJ. Palavras chaves das pesquisas: Inclusão, Cidade, Projeto, Centro, Periferia, Habitação, Favela, Ideologia e Hegemonia.
Nasceu em Porto Alegre, RS, e graduou-se pela Faculdade de Arquitetura da
UFRGS em 1966. Foi professor da Faculdade de Arquitetura da UFRGS de 1969
a 1997, onde se aposentou. Também atuou como professor convidado do
Programa de Pós-graduação da UNIRITTER e lecionou no Instituto de Artes da
Universidade Federal de Santa Maria (1968-1972), na Faculdade Canoense de
Arquitetura, e na Faculdade de Arquitetura da PUCRS, onde foi membro
fundador e primeiro Diretor (1996-2006). Em 2023, recebeu o título de Professor
Emérito da PUCRS. Foi presidente do IAB-RS (1990-1991) e secretário-geral do
IAB Nacional durante a gestão de Demétrio Ribeiro (1977-1979). Atualmente, é
membro do Conselho Superior do IAB, representando o IAB-RS, e membro titular
do Conselho Estadual do IAB-RS. Também é sócio fundador do Sindicato de
Arquitetos do RS. Em 2019, coordenou o Comitê Técnico-científico do 21º
Congresso Brasileiro de Arquitetos, realizado em Porto Alegre. Como autor,
coescreveu o livro “Arquitetura Moderna em Porto Alegre” (1987) com Alberto
Xavier e coorganizou o livro “Palladio e o Neoclassicismo” (2006) com Nara
Helena Neumann Machado. Publicou o capítulo "A Construção do Indivíduo e do
Coletivo na Cidade – o Papel da Arte e das Pessoas diante do Mal" no livro “Um
Movimento Psicanalítico: Narrativas da Teoria, da Clínica e da Cultura” (2010) e
é autor do livro *A Formação do Arquiteto* (2015), além de artigos em livros e
revistas especializadas. Seus projetos também foram publicados em jornais e
revistas de circulação nacional. Recebeu premiações em diversos concursos
nacionais de arquitetura, como o 3º lugar para o Edifício Sede da Segurança
Pública em Brasília (1967), o 3º lugar para o Edifício Sede da Petrobrás no Rio
de Janeiro (1967), e o 1º lugar para o Parque Marinha do Brasil em Porto Alegre
(1976). Atuou como membro do júri de diversos concursos nacionais de
arquitetura, incluindo a edição de 1993 do Concurso Nacional Ópera Prima.Entre
seus projetos arquitetônicos de destaque estão o Ginásio de Esportes da ACM
de Porto Alegre (1973), diversas residências na região metropolitana de Porto
Alegre, e o Projeto de Paisagismo Rodoviário da RS-235, no trecho CanelaGramado (1990). Além disso, foi o idealizador da Bienal de Arquitetura do Rio
Grande do Sul, proferiu diversas palestras e conferências ao longo de sua
carreira e tem uma longa trajetória de contribuições significativas para a
arquitetura brasileira.
É natural de Erechim/RS e atualmente reside em Porto Alegre/RS. Arquiteta e urbanista graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1999); mestre (2005) e doutora (2023) em Planejamento Urbano e Regional pelo Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano Regional da UFRGS. É docente (desde 2009) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos, onde também é coordenadora dos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo (desde 2017) e de especialização em Arquitetura Comercial (desde 2022); e supervisora dos Escritórios Modelos de Arquitetura e Urbanismo – EMAU Universos, no Campus São Leopoldo, e EMAU Animus, no Campus Porto Alegre. Atua como arquiteta e urbanista, há mais de 25 anos, no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-4). Durante esse período, ocupou os cargos de Diretora da Secretaria de Manutenção e Projetos (2011 a 2015), membro da Comissão de Acompanhamento e Planejamento de Obras (de 2010 a 2011), e assistente-chefe da Seção de Projetos de Edificações (2009 a 2011 e 2016 a 2018). Foi fundadora do escritório Pixel Planejamento Espacial, tendo atuado como arquiteta e urbanista no período de 2007 a 2010. Integrou, como pesquisadora (2008 – 2009), a Rede de Avaliação e Capacitação para a Implementação dos Planos Diretores Participativos no Brasil, coordenada pelo IPPUR/UFRJ e apoiada pelo PROPUR/UFRGS. Sua experiência acadêmica e profissional abrange áreas, como: 1) ensino e extensão, com foco em habitação social sustentável, desenho urbano e paisagem da cidade; 2) projeto de arquitetura e fiscalização de obras públicas, além de outros serviços de arquitetura e manutenção predial; 3) planejamento urbano, com destaque para o parcelamento do solo, planos diretores, planos de habitação de interesse social, além de avaliações de impacto urbano e pós-ocupação; 4) coordenação e gestão de projetos e de pessoas.
Arquiteta e Urbanista (2004) e Mestre em Desenvolvimento Urbano (2007) pela UFPE com bolsa CNPq, Doutora em Arquitetura e Urbanismo, área de Paisagem e Ambiente (2016), pela USP com bolsa FAPESP e estágio doutoral na Dumbarton Oaks Research Library and Collection/Garden and Landscape Studies Program, da Harvard University. Atuou na Superintendência de Pernambuco do IPHAN, onde foi bolsista da Unesco no Programa de Especialização em Patrimônio (2005-2007) e coordenadora de campo do Inventário Nacional de Bens Móveis e Integrados nos monumentos de Olinda (2008-2009). No Laboratório da Paisagem da UFPE, participou dos processos de pesquisa, tombamento e restauração dos jardins de Burle Marx no Recife. Atualmente é Professora Adjunta do Curso de Graduação e do Programa de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFBA e pós-doutoranda do Museu Paulista da USP. Integra, desde 2018, a equipe da UFBA responsável pelo projeto de normatização das áreas tombadas dos Conjuntos Arquitetônicos, Urbanísticos e Paisagísticos do Centro Histórico e da Cidade Baixa de Salvador, em parceria com o IPHAN.
É Diretora de Relações Institucionais da ABAP (2022-2024 e 2024-2026), tendo sido Membro da Comissão Organizadora do Prêmio ABAP Roberto Burle Marx de Projeto, Obra Construída e Planejamento no campo da Arquitetura da Paisagem.
Arquiteto e doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Kassel (UniKassel) no ano de 2006. Desde março de 2008 atua como professor no curso de graduação, extensão e docente pesquisador no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) na área da Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projeto Urbano e Habitação Social. No período entre 2002 e 2005 atuou como pesquisador em projeto de pesquisa na área da habitação social fomentado pelo Deutsche Forschungsgemeinschaft (DFG) junto ao Departamento de Construções Experimentais da UniKassel. Consultor Ad Hoc da FAPERGS, CNPq e SEBRAE. Foi Coordenador do Curso de Especialização Arquitetura da Habitação de Interesse Social da FAU PUCRS e Pesquisador Fundador do Centro de Estudos Europeus e Alemães - CDEA.
Arquiteta e Urbanista, Mestre em Direito Ambiental, MBA Gestão de Projetos. Atua com Design Estratégico em projetos de desenvolvimento nas áreas de Planejamento Territorial e Arquitetura e, ainda, na área de Patrimônio Cultural, Destinos Turísticos Inteligentes, Cidades Inteligentes e Inovação.